O processo de beatificação do cearense Dom Hélder Câmara avançou. O pedido para torná-lo beato passou da fase diocesana, realizada no Brasil, e chegou ao Vaticano. A próxima etapa é a nomeação de um relator para a elaborar a “Positio”, volume que resume as provas de que o religioso realizou milagres.
Caso seja aprovada, o Papa Francisco poderá declarar Dom Hélder como “venerável”.
“Comunico que foi emitido hoje, em Roma, o decreto de Validade Jurídica de Dom Hélder Câmara, reconhecendo que todos os atos e toda a documentação feitos na Arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério das Causas dos Santos”
Dom Helder Câmara em visita a Holanda em 1981 — Foto: Marcel Antonisse/Wikimedia Commons
“Doravante, solicitaremos a nomeação de um Relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem os seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo venerável”, diz o comunicado do Vaticano.
Segundo Dom Fernando, os presentes “vibraram, aplaudiram e ficaram felizes com esta grande notícia”.
“Uma grande alegria que encheu os corações e vamos rezar para que o quanto antes possamos ver este processo caminhar e termos no futuro a satisfação de ter Dom Hélder, este grande bispo da nossa Igreja, como um santo, alguém que mereceu o reconhecimento da Igreja pelas suas virtudes, pelos seus valores, sendo um modelo de vida para todos nós.”
Fonte: G1