Seu sonho é se tornar MEI (Microempreendedor Individual), mas está com o nome sujo? Fique tranquilo. Saiba que é possível obter o registro mesmo estando negativado. O Renda Extra descomplica para você.
Conforme a lei complementar de n° 123 de 14 de dezembro de 2006, não há restrições para abertura de CNPJpor pessoas com o nome sujo. E essa informação traz certo alívio para aqueles que pensam em empreender.
Afinal, 66,6 milhões de brasileiros estavam inadimplentes até maio, de acordo com o Indicador de Inadimplência da Serasa Experian. O número é o maior da série histórica do índice, iniciada em 2016.
Pessoas com o nome sujo podem enfrentar dificuldades ao solicitar a liberação de crédito para investir na empresa, além de outras restrições financeiras que podem prejudicar o andamento do novo negócio.
● Deixar de apresentar a declaração de Imposto de Renda nos últimos cinco anos.
● Declarar Imposto de Renda que não está de acordo com os rendimentos.
● Ter dívidas ativas na Receita Federal (IPTU, por exemplo).
A cartilha “Cuidados ao abrir um negócio”, do Sebrae, traz dicas essenciais para quem sonha em ser empreendedor. Nela, você aprenderá a planejar seu projeto e saberá quais são os principais cuidados a tomar para começar bem o seu negócio.
Você viu que é possível abrir um MEI com o nome sujo, mas não é bom ficar nessa situação. Por isso, aprenda a limpar o seu CPF. Clique neste link.
Fonte: R7