Ao contrário de muitas outras plataformas de mídia social, o Snapchat está disponível apenas em dispositivos móveis desde o seu lançamento, há mais de uma década.
Mas na segunda-feira (18), a empresa lançou uma versão baseada na web do popular aplicativo de mensagens.
O objetivo é dar aos usuários a liberdade de alternar entre seus telefones e computadores, enquanto continuam suas conversas na plataforma.
Mas a nova opção de desktop também pode ajudar o Snapchat a enfrentar um rival surpreendente: o Zoom.
Embora o Snapchat seja conhecido por permitir que os usuários enviem bate-papos e fotos que desaparecem, chamados de snaps, as videochamadas se tornaram um recurso popular do aplicativo, de acordo com a empresa.
O Snapchat disse que seu aplicativo hospeda mais de 100 milhões de videochamadas por mês com até 15 participantes cada. Agora, espera-se que o serviço se torne mais fácil e agradável de usar quando as pessoas participarem dessas chamadas a partir de um desktop.
A ideia é semelhante a serviços de videochamadas como o Zoom, que explodiu em popularidade durante a pandemia, mas com alguns pontos de venda exclusivos do Snapchat.
Os usuários poderão iniciar chamadas com mais rapidez e facilidade porque já estão conectados a amigos e podem ver quando outras pessoas estão online, de acordo com a empresa.
As lentes fotográficas de assinatura do Snapchat – aquelas que podem fazer os usuários parecerem ter orelhas de cachorro, sardas ou outros recursos – também estarão disponíveis em breve para videochamadas na versão web.
Assim como no aplicativo, a versão web do Snapchat abre diretamente na câmera para incentivar os usuários a enviar fotos para os amigos.
Em uma barra lateral, os usuários verão uma lista de suas conversas recentes de amigos, onde podem abrir snaps ou iniciar um bate-papo.
A versão web não incluirá todos os recursos do aplicativo móvel, como o “Snap Map”, onde os usuários podem rastrear seus amigos ou a seção de descoberta – pelo menos para começar, de acordo com a empresa.
“Com tantos em nossa comunidade passando mais tempo online, seja para aprendizado remoto ou trabalho, streaming ou simplesmente navegação — vimos uma grande oportunidade de tornar mais fácil para nossa comunidade permanecer conectada durante todo o dia”, um porta-voz da Snap, empresa controladora do aplicativo, disse em um comunicado.
Para proteger a segurança e a privacidade dos usuários, o Snapchat para web proíbe os usuários de fazer capturas de tela de bate-papos ou snaps (o aplicativo alerta os usuários se alguém fizer capturas de tela de seu bate-papo ou foto).
A empresa também criou uma “tela de privacidade” para ocultar a janela do Snapchat se os usuários clicarem.
O lançamento ocorre quando a Snap, empresa controladora do Snapchat, foi atacada em Wall Street depois de divulgar uma perda maior do que o esperado em seu relatório de ganhos mais recente e depois alertar os investidores de que havia reduzido sua próxima previsão trimestral devido à piora da economia.
No mês passado, a Snap lançou um novo serviço de assinatura paga chamado Snapchat+ com potencial para aumentar sua receita. A versão web pode ser um sorteio para a nova opção de assinatura de US$ 3,99 por mês.
No lançamento, a versão baseada na web do Snapchat estará disponível para todos os usuários na Austrália e Nova Zelândia e para usuários do Snapchat+ nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.
O serviço será lançado em breve para assinantes do Snapchat+ na França, Alemanha, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Fonte: CNN Brasil