O município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, receberá um investimento de R$ 2 bilhões para um parque solar que ocupará área de 800 hectares. O aporte será feito por uma multinacional da Espanha.
O empreendimento terá capacidade de geração de energia superior a 500 MW (Megawatts), suficiente para abastecer duas vezes a cidade de Caucaia.
“A pretensão inicial deles era construir o empreendimento em uma área de 400 hectares. Como viram que o espaço era amplo e plano, acabaram comprando mais 400 hectares”, informa o prefeito de São Gonçalo, Marcelo Ferreira Teles, o professor Marcelão.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
A usina solar já obteve os licenciamentos ambientais (federal e estadual). As obras devem começar em julho ou agosto, segundo o prefeito, com duração prevista de 8 meses.
Serão gerados mais de 1.500 empregos diretos. De acordo com o prefeito, a maior parte das vagas será destinada para trabalhadores locais.
A Prefeitura tem planos ainda de montar uma estrutura própria acoplada ao empreendimento para gerar energia e fornecer para os equipamentos municipais (escolas, secretarias, postos de saúde, etc)
Fonte: Diário do Nordeste