A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) realiza, na manhã desta sexta-feira (19), na sala de imprensa da Arena Castelão, a entrega de passagens para delegação cearense, que irão participar das Paralimpíadas Escolares 2021. A competição será realizada de 23 a 26 de novembro, em São Paulo.
“Estamos felizes em apoiar nossos paratletas a participarem de mais uma competição nacional. Esse é um investimento de 128 mil em passagens. Sabemos da importância desse momento e do futuro que estamos plantando na vida dessas crianças”, ressaltou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.
A delegação cearense paralímpica conta com 66 pessoas – entre atletas, técnicos, dirigentes e staffs. Os alunos participantes cearenses irão disputar oito modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, bocha, basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, vôlei sentado e judô.
Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. A competição envolve paratletas com deficiências física, intelectual e visual em atividades esportivas de todas as escolas estaduais do Brasil, uma competição nacional nos naipes feminino e masculino. Ao todo, 13 modalidades entram na disputa: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de PC, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas e parabadminton.
As Paralimpíadas Escolares 2021 têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
O evento é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte, tendo como responsabilidade exclusiva a realização da etapa nacional.
Fonte: Governo do Ceará