Na contramão do Brasil, que recuou em 0,1% o seu Produto Interno Bruto (PIB) de abril a junho ante janeiro a março deste ano, o Ceará avançou 0,8% na geração de riquezas neste segundo trimestre de 2021 também comparado aos primeiros três meses do ano.
A informação foi antecipada pelo governador Camilo Santana (PT), em live nas redes sociais nesta terça-feira, 28. Isso porque o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) marcou o detalhamento dos dados do PIB cearense para 16 horas.
“Anunciei hoje, durante a nossa live semanal no Facebook e Instagram, os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre no Ceará. O nosso estado teve alta de 18,39%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento foi acima da média nacional, que ficou em 12,4%. Essa é uma notícia importante para o estado. Significa que a economia está crescendo e estamos gerando empregos à nossa população. O Ceará também cresceu na comparação com o primeiro trimestre, com quase 1%, enquanto o país apresentou queda de 0,1%. A previsão do Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará) para o ano é de crescimento de 6,24% no PIB do estado. Seguimos trabalhando para atrair investidores, fazer nossa economia crescer e gerar emprego e renda para os cearenses”, disse o Governador em postagem no Facebook.
Conforme antecipado ontem no O POVO, a indústria foi destaque nesta retomada da economia no segundo trimestre de 2021, seguida de serviços e agronegócio.
Devido à pandemia, se a comparação do resultado for de abril a junho deste ano ante igual período de 2020, o crescimento do PIB do Ceará chega a 18,39%, também acima da média nacional de 12,4% do Brasil, nesta base de análise.
Fonte: O POVO