O ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi alvo de um protesto de alunos e professores na manhã desta sexta-feira (27), durante a inauguração do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Itapajé, na Região Norte.
Agentes da Guarda Municipal de Itapajé e seguranças terceirizados tentaram conter os manifestantes, que gritavam palavras de ordem contra o Governo Federal enquanto tentavam ultrapassar o cordão de isolamento.
Vídeos mostram o momento em que houve confronto entre os presentes com empurrões e pontapés. Um dos seguranças chega a cair ao solo e é levantado por um estudante.
Os manifestantes usavam faixas, bandeiras e alguns papéis impressos com a mensagem “Para poucos é o governo Bolsonaro” em referência à declaração de Milton Ribeiro, no último dia 10 de agosto, sobre o acesso ao ensino superior, que deve ser limitado.
“Universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade”, afirmou o ministro em entrevista ao programa “Sem Censura” da TV Brasil.
A solenidade de inauguração do “Jardins de Anita”, novo campus da UFC em Itapajé, teve início às 11h com a presença ainda do reitor Cândido Albuquerque, de integrantes do governo federal e de deputados federais cearenses como Danilo Forte (PSDB), Capitão Wagner (Pros), Dr. Jaziel (PL) e AJ Albuquerque (PP).
Danilo Forte é um dos responsáveis pela ideia de levar essa estrutura da universidade federal para a região. “Na minha época, a gente tinha que ir para Fortaleza estudar. Desde o primeiro mandato, sempre me empenhei para trazer o campus para cá. E contamos com a ajuda de muita gente para chegarmos até aqui. Agora, é oportunidade para a juventude, com sua alegria, sua rebeldia, sua visão de futuro, fazer o que a gente não fez lá atrás”, disse.
De acordo com o parlamentar, foram investidos cerca de R$ 30 milhões para a instalação do Campus. “É oportunidade para as novas gerações”, reforçou.
Segundo o cronograma da UFC, a unidade iniciará as atividades acadêmicas em setembro com os cursos de Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Ciência de Dados. Cada graduação tecnológica abrirá 30 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O campus dispõe de dois blocos com salas de aula, laboratórios, setores administrativos e área de convivência.
Fonte: Diário do Nordeste