Servidores da Pefoce participam de treinamento do CRAVV para atender vítimas de violência

Estiveram reunidos, no auditório da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), servidores lotados nos núcleos de Juazeiro do Norte, Russas, Quixeramobim, Iguatu, Canindé, Tauá e da Capital, para participarem de treinamento e orientação sobre os fluxos de encaminhamento das vítimas aos serviços ofertados pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (Cravv), nessa quarta-feira (25).

O Cravv é um serviço da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que oferta apoio psicossocial e orientação jurídica às vítimas diretas e indiretas de homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, tortura, estupro e estupro de vulnerável. O atendimento pelo Centro é feito após encaminhamento da Ouvidoria Estadual de Direitos Humanos, Ministério Público, Defensoria Pública e programas de proteção.

Serviços ofertados pelo CRAVV

O evento foi promovido pela Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Pefoce e contou com a participação de uma equipe do Cravv, composta pela coordenadora, assessora jurídica, assistente social e psicóloga. “A Pefoce já possui fluxos de encaminhamento de vítimas para o Cravv. O objetivo do evento é apresentar aos nossos servidores os serviços ofertados pelo Cravv, quem pode ser encaminhado e como encaminhar”, ressaltou a médica perita legista Ana Leopoldina, supervisora do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Pefoce.

Interação com a Pefoce

A ideia principal é melhorar o processo de garantia e acesso de direitos à população, através da interação e participação ativa entre as instituições que fazem parte desse atendimento. O Cravv oferece assistência jurídica, psicológica e social a vítimas ou familiares de vítimas de violência, através de um atendimento humanizado a pessoas em situação de vulnerabilidade, cujo quadro se agrava mais ainda quando sofrem violência.

“É um treinamento para o manejo e encaminhamento de vítimas de violência e de seus familiares, para sabermos para onde encaminhar, principalmente no interior do Estado, onde a realidade é um pouco diferente da capital”, explica a perita legista da Pefoce, Ana Claudia Sobreira. O objetivo é a divulgação do papel do Cravv e dos programas de proteção que existem, visando um melhor atendimento das vítimas e de seus familiares.

Supesp

Participou ainda do treinamento, a assessora Marysol Dantas de Medeiros, da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (DIPAS), da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Dia da infância

O treinamento ocorre na semana da infância. Para saber mais sobre o trabalho do Namca e de outras iniciativas desenvolvidas pela SSPDS em alusão ao Dia da Infância, comemorado no último dia 24, clique aqui.

Fonte: Governo Estadual do Ceará