A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) recebe nesta quarta-feira (23) mais uma carga de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) importado para produção de 5,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19. Com a nova remessa, passam a ficar asseguradas entregas semanais até 16 de julho.
A carga está prevista para chegar no final da tarde, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RioGaleão). A Fiocruz aguarda confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de IFA, uma vez que a instituição permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do insumo.
“A AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordo. A Fiocruz aguarda confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de IFA, uma vez que a instituição permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do insumo”, afirma a fundação em nota.
Na semana passada, a fundação entregou 5 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde, chegando a um total de 58,8 milhões de doses distribuídas, sendo 54,8 milhões produzidas pela Fiocruz e 4 milhões importadas prontas do Instituto Serum, da Índia. O número supera o da vacina CoronaVac.
O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 49 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. As doses são produzidas no Brasil, com insumos importados.
A Pfizer, que é a outra vacina aplicada no país, já teve 9,8 milhões de doses entregues – dessas, 8,2 milhões já foram distribuídas para todos os estados e Distrito Federal.
Nesta terça-feira (22), chegaram ao país as primeiras 1.500 doses da vacina da Johnson, que é aplicada em dose única.
Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 123 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 dos laboratórios contratados. Mais de 88,3 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que 40% da população-alvo de 160 milhões de brasileiros já recebeu a primeira dose da vacina. São mais de 64 milhões de brasileiros com essa etapa do ciclo vacinal já concluída.
Fonte: R7