Projeto Lança de Cabocla se apresenta na Mostra de Artes do Porto Iracema

O evento está agendado para 27 de junho, às 19h, em sala fechada na plataforma Zoom. Para ver a apresentação, o público precisa se inscrever em um formulário online a partir desta segunda (21)

O projeto ”Lança de Cabocla”, do Laboratório de Dança, faz sua apresentação na 8° edição da Mostra de Artes do Porto Iracema (Mopi) no dia 27 de junho, a partir das 19h, pela plataforma Zoom. Para assistir, o público precisa se inscrever em formulário online disponível no site da Escola a partir de hoje (21), até as 12h do domingo, 27, quando ocorre o evento. A atividade terá duração entre 40 e 50 minutos, com classificação indicativa de 14 anos, e acessibilidade em LIBRAS.

Com as artistas Tieta Macau e Abeju | Juliana Rizzo, a apresentação tem colaboração de Wellington Gadelha e do CyberOgan Elton Panamby, com tutoria de Inaê Moreira. “Lança de Cabocla” é um projeto de criação em dança que propõe um processo de trabalho com outras cosmologias e “seres interessantes que têm uma perspectiva sobre a existência”, como afirma o ativista e escritor Ailton Krenak na obra “Ideias para adiar o fim do mundo”, de 2019. Trata-se de pesquisar um dançar com as plantas de proteção, aliado às danças de caboclo. Dançar uma defesa preparada para um ataque. Dançar o quê de “macumba” que as pessoas possuem, às vezes sem saber, mesmo quando dispõem as plantas “Comigo ninguém pode” ou as “Espadas de são Jorge” nas portas de suas casas. Quais são as suas memórias e saberes ancestrais? O que de dança elas sabem e vivem?

Sobre o projeto

Lança de Cabocla é um projeto proposto pelas artistas Tieta Macau, Abeju | Juliana Rizzo, Elton Panamby e Wellington Gadelha, com tutoria de Inaê Moreira. Projeto que tem parte de sua trajetória desenvolvida no Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes, na edição 2020/2021. O projeto conta com uma série de ações/aparições já realizados, como o Minicurso “Travessias e Macumbarias”, contemplado pela Lei Aldir Blanc da SecultFor e a residência artística “Qual é a sua arma”, contemplada pelo Edital de Incentivo às Artes da SecultFor.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Lança de Cabocla se apresenta na Mostra de Artes do Porto Iracema (Mopi); saiba como assistir
Quando: 27 de junho, domingo, às 19h
Onde: Sala online na plataforma Zoom
Para receber o link e assistir a apresentação: Inscreva-se AQUI a partir de 21 de junho até 12h do dia 27.
Classificação indicativa de 14 anos, gratuito e com acessibilidade em Libras.