Camilo Santana sanciona leis que autorizam novos concursos para polícias Civil, Militar e Pefoce

Novos concursos pretendem fortalecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança, a fim de melhorar o serviço ofertado aos cearenses

O governador Camilo Santana sancionou, na manhã desta segunda-feira (17), as duas leis, aprovadas pela Assembleia Legislativa do Ceará na última quinta-feira (13), que viabilizam a realização de concursos para as Polícias Civil e Militar, e Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Estiveram presentes na solenidade de assinatura a vice-governadora Izolda Cela; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; o comandante da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira; o perito geral da Pefoce, Júlio Torres; comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), coronel Ronaldo Roque de Araújo; e o delegado geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira dos Santos.

Os concursos foram anunciados pelo governador Camilo Santana em novembro de 2020. Contudo, as leis precisaram ser modificadas para que os certames e o ingresso de novos profissionais aconteçam da melhor maneira possível. “Teve algumas mudanças legais que foram feitas para aperfeiçoar a formação dos novos concursados. Então, foi todo um estudo feito, a mensagem enviada para a Assembleia, aprovada pelos deputados, a quem eu quero agradecer em nome do presidente Evandro Leitão. E hoje nós vamos sancionar para viabilizar a realização do concurso tanto para Pefoce, tanto para Polícia Militar, como para Polícia Civil. E nós, em relação ao Corpo de Bombeiros, iremos chamar a última turma de Bombeiros para reforçar o time da segurança pública ainda este ano”, garantiu Camilo Santana.

Ao todo, serão abertas 3.074 vagas para fortalecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do Ceará, sendo 2.200 para Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil e 170 para a Pefoce, além do chamamento dos 204 aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou que, apesar do cenário de crise vivenciado em todo o país, o Governo do Ceará continua investindo para garantir a formação de profissionais, além da ampliação, descentralização e modernização dos serviços e estrutura da segurança pública do Ceará. “O Estado não tem medido esforços em investimento em equipamentos, viaturas, inteligência, aeronaves, mas também nas pessoas. A importância de uma boa performance, uma boa formação ”, destacou o governador, anunciando que os editais dos certames para Polícia Civil e Pefoce serão divulgados ainda nesta semana.

A vice-governadora Izolda Cela afirmou que o investimento faz parte do compromisso firmado com os órgãos de segurança pública e a sociedade cearense. “Dentro desse esforço, como foi bem aqui falado, progressivamente, num ritmo que eu considero muito valoroso, melhorar as estruturas, melhoras as condições de trabalho, para nós termos cada vez mais chance de termos um serviço cumprindo suas metas e seus objetivos. Então, com certeza, isso vem para somar, para qualificar o serviço”, pontuou Izolda Cela, agradecendo o serviço prestado à população.

Para o secretário Caron, essa ampliação do quadro de servidores permite aprimorar o serviço ofertado ao cidadão cearense. “Sempre mencionamos a importância, além do policiamento preventivo e ostensivo, que tem a investigação para o combate à criminalidade, especialmente ao crime organizado. E quando nós mencionamos investigação, leia-se Polícia Civil e Polícia Forense. Então, nós teremos um incremento de 500 servidores na Polícia Civil e 170 servidores na Perícia Forense, naquele que é o maior concurso da história para a Pefoce”, frisou o titular da SSPDS.