Buscas por vacina disparam no Google nos últimos 7 dias

Lançada na última sexta (15), página especial do Google Trends mostra como estão as buscas pelo imunizante no Brasil e no mundo

O Google Trends lançou, na última sexta-feira (15) uma central de insights sobre a vacina contra a COVID-19. Com tendências de busca atualizadas constantemente, a página contém as principais dúvidas dos brasileiros sobre o imunizante no país, os planos de vacinação e os fabricantes mais buscados.

A página revela, por exemplo, que as buscas de maior alta sobre a vacina contra a COVID-19 nos últimos 7 dias são sobre a aprovação da CoronaVac neste domingo (17), no Brasil.

Além disso, “anvisa decide autorizar uso emergencial de vacinas contra covid-19” (aumento repentino), “vacinometro” (+3.500%) e “anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid 19 no brasil” (+2.600%) são alguns dos termos sobre a vacina contra a COVID-19 que mais cresceram nos últimos 7 dias.

Já “vacinaja” é o termo de maior alta sobre “plano de vacinação”, tendo registrado um aumento repentino, ou seja, mais de 5.000%, nos últimos 7 dias. “Vacina Já” é o nome do site lançado pelo Governo de São Paulo neste domingo (17) para as pessoas aptas a receber o imunizante se cadastrarem.

Segundo os dados da página especial do Google Trends, entre as dúvidas em ascensão que utilizam os termos “quando” e “covid”, a pergunta “quando a fiocruz deve começar a produzir a vacina da universidade de oxford” registrou aumento de mais de 5.000% nos últimos 7 dias.

As buscas pelo termo “vacina” no país estão bem espalhadas pelo território nacional. Nos últimos 7 dias, o Estado que teve mais interesse de busca pelo termo foi Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Amazonas. Globalmente, nunca se pesquisou tanto por “vacina” desde 2004, início da série histórica do Google Trends.

Os dados acima foram checados, pela última vez, às 16h de segunda-feira (18).

Além da central de dados para a vacina da COVID-19, o Google Trends tem uma central de insights dedicada ao coronavírus.

Nosso desejo é que o Governo Federal comece a se organizar melhor, trabalhe em conjunto com os governos estaduais para que todos possamos ser vacinados ainda este ano. Se houver um mínimo de organização isso é possível. A Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e o Instituto Butantan, além do SUS estão prontos para trabalhar para a produção e aplicação das vacinas. Precisa só que o governo ajude mais e atrapalhe menos.

Fonte: Diário do Nordeste