Por Madson Vagner
Na região do Cariri são 14 municípios incluídos no grau de “altíssimo” risco para a covid-19. Novos prefeitos estão preocupados com a possibilidade de aumento dos casos.
Um alerta lançado pela Secretaria de Saúde do Ceará, através de informações da plataforma IntegraSus, sobre a situação dos municípios que estariam incluídos no grau de “altíssimo” risco para incidência de Covid-19, acendeu uma alerta nos novos prefeitos do Cariri. Segundo os dados, a região tem 14 municípios entre os mais preocupantes.
No Ceará o alerta atinge 72 municípios entre os graus “altíssimo” e “alto” risco para a incidência, numa escala que mede ainda graus “moderado” e “novo normal”. A conclusão tem base em análises referentes a primeira quinzena de dezembro. No intervalo, o Ceará registrou uma média de 59,1 novos casos diários a cada 100 mil habitantes.
No Crajubar, apenas Juazeiro do Norte está incluída na categoria de “altíssimo” risco, ou nível 4. Crato aparece com grau de “alto” risco (nível 3) e Barbalha não aparece. Gestores que estão saindo garantem que deixam uma estrutura montada para enfrentar o aumento dos casos e os novos dizem esperar orientações do Governo do Estado com relação a vacinação.
No Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil (PT) disse que continua fazendo investimentos na saúde para atender uma aumento da demanda. O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), disse que a maior parte da estrutura montada para o pico da doença continua montada para receber um possível aumento.
Apesar de não estar entre os casos mais preocupantes, o prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio (PSDB), disse que o município tem a melhor estrutura de saúde e isso tem feito um diferencial para o controle dos casos. O prefeito eleito, Guilherme Saraiva (PDT), observa que tudo deverá ser feito proporcional ao aumento de casos para evitar desperdício.
Municípios com “altíssimo” e “alto” risco:
Altíssimo: Campos Sales, Assaré, Santana do Cariri, Tarrafas, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Caririaçu, Juazeiro do Norte, Jardim, Penaforte, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara e Umari.
Alto: Araripe, Crato, Nova Olinda, Jati, Milagres e Aurora.