O boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta sexta-feira (15), aponta que em 25 pontos, dos 31 monitorados, o mar está com condições adequadas para banho e recreação. O setor Leste do litoral fortalezense foi o único a apresentar todos os trechos próprios. A área monitorada nessa região conta com 11 pontos espalhados entre o Posto 1 (foz do Rio Cocó) e o Posto 11 (Farol).
No setor Centro, que representa o espaço entre a praia dos Botes e a Indústria Naval do Ceará (Inace), oito dos dez pontos monitorados estão dentro dos padrões positivos estabelecidos pela legislação. Por fim, a região Leste do litoral da Capital é que está com a situação mais desfavorável. Mesmo assim, 60% dos 10 trechos acompanhados apresentam qualidade da água favorável para o banho de mar.
A Semace monitora semanalmente o litoral fortalezense seguindo os critérios estabelecidos pela resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos, entre outros.
Clique aqui e veja a classificação dos 31 pontos monitorados.