Vacina russa, chinesa e de Oxford: como está a corrida pela imunização contra a Covid-19

O repórter Álvaro Pereira Júnior conversou com especialistas para entender se essa urgência toda não pode acabar prejudicando o trabalho dos cientistas, e como conciliar a necessidade de combater a pandemia com a segurança da população.

O mundo inteiro acompanha a corrida pelo desenvolvimento de uma vacina para Covid-19. A Rússia anunciou que já tem um modelo pronto, apesar de os testes ainda estarem no começo.

O repórter Álvaro Pereira Júnior conversou com especialistas para entender se essa urgência toda não pode acabar prejudicando o trabalho dos cientistas. Como conciliar a necessidade de combater a pandemia com a segurança da população? Veja na reportagem.

Para vacina ser aprovada, tudo começa com pesquisas em laboratório e em animais. Depois, vem a fase 1, com um grupo pequeno de seres humanos. Em seguida, a fase dois, com mais gente. E, por fim, a fase 3, em que a vacina é dada para milhares de pessoas.

Existem quase 170 vacinas contra Covid-19 em estudos. Seis já estão na fase 3. E, dessas, três estão sendo testadas no Brasil. Nos laboratórios do mundo, tudo acontece em uma velocidade inédita.

Fonte: G1