Governo do Ceará inicia atividades virtuais de formação com 820 jovens em situação de vulnerabilidade social

Mais de 800 jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo projeto Virando O Jogo iniciaram, nesta semana, atividades virtuais de formação. A iniciativa do Governo do Ceará faz parte do programa Superação, que busca levar novas perspectivas a adolescentes e jovens que não estudam e não trabalham. Após uma parceria firmada entre a Vice-Governadoria do Ceará e a plataforma Educação Livre (EduLivre), as atividades foram oficialmente retomadas em ambiente virtual, e assim permanecerão até que as aulas presenciais sejam liberadas no estado.

Ao todo, 950 pessoas com idade entre entre 15 e 19 anos são diretamente beneficiados com o projeto. Até então, eles tinham formações presenciais sobre empreendedorismo, carreira profissional, organização coletiva, cidadania, direitos humanos e sociais, identidade, juventude e respeito às diferenças. Agora, eles também passam a receber orientações sobre como se prevenir da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

“Essa retomada é importante porque conseguimos estabelecer uma conexão com esses jovens que, em meio a essa pandemia, estão vivenciando dificuldades em suas comunidades devido à condição de vulnerabilidade, falta de acesso e paralisação de serviços. Conseguimos viabilizar essa plataforma para que eles se sintam apoiados, vejam que estamos olhando para eles”, disse Carla da Escóssia, assessora de projetos especiais da Vice-Governadoria do Ceará.

Participação

De acordo com o coronel Heraldo Maia Pacheco, coordenador das áreas do Projeto Virando o Jogo, todos os jovens participantes do projeto foram consultados sobre a possibilidade acompanhar as atividades virtuais. “Inicialmente, tínhamos 709 pessoas, mas, com o início das atividades, chegamos 820. Nosso objetivo é chegar a todos os 950”, disse.

Ao longo do mês de maio, os articuladores, bombeiros e gerentes de área que compõem a linha de frente do Virando o Jogo passaram por capacitação na plataforma da EduLivre. Eles atuarão como orientadores enquanto os jovens estiverem percorrendo oito “trilhas” nos próximos dois meses. Todas as trilhas têm vídeos, músicas, depoimentos e atividades educativas adaptadas à linguagem da juventude.

“E queremos sempre tratar questões socioeconômicas e inteligência emocional, que são importantíssimas tanto para o mercado de trabalho quanto para as relações afetivas que esses eles constroem. Esperamos despertar neles um novo olhar acerca da educação, porque colocamos sempre metodologias ativas, onde os jovens são protagonistas do conhecimento”, disse Nathalia Santiago de Pinho, coordenadora do EduLivre no Ceará.

Aprendizado divertido

Em casa para se prevenir da Covid-19, Nicassiane Araújo, 19, é uma das pessoas atendidas pelo Virando O Jogo. Ela conta que o retorno das atividades ajudou inclusive a encarar melhor o período de isolamento social. “Fiquei bem empolgada com o retorno do projeto, mesmo que sendo online. No início, achei que essas trilhas seriam difíceis, mas até agora estou achando bem razoáveis. Está sendo uma experiência bem diferente e bem divertida. Agora, mesmo em casa, tenho o que fazer”, ressaltou.

Vale-gás social

Com a retomada das atividades do Virando O Jogo, os jovens também estão recebendo, desde o último dia 19 de maio, o vale-gás social. O benefício está sendo distribuído em todas as regiões de atuação do projeto, e é dividida em três etapas para evitar aglomerações.

O vale-gás social oferta o gás em botijão como auxílio para amenizar os impactos sociais decorrentes da Covid-19. Também foram contempladas com o benefício as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância, inseridas no Cadastro Único e beneficiárias do programa Bolsa Família, com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34.