Os Governadores do Nordeste solicitaram na tarde desta sexta-feira (17) ao Governo Federal a autorização para atuação de 15 mil médicos Brasileiros formados no exterior, que estejam apatos para trabalhar no País durante o período de pandemia da Covid-19.
O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), em seu perfil pessoal no Facebook, após reunião virtual com todos os governadores da região Nordeste do Brasil.
Segundo Camilo a decisão é uma recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, para que seja criada uma Brigada Emergencial de Saúde, com a ampliação do quadro dos profissionais da área, para combate e prevenção ao Coronavírus.
Estima-se que haja cerca de 15 mil profissionais nessa situação fora do País, mas que estão aptos a fortalecer o sistema de saúde no Brasil.
No estado do Ceará, mais de 1.500 atestados médicos foram apresentados por profissionais da saúde devido o combate na linha de frente à pandemia do Novo Coronavírus, segundo a secretaria de saúde do estado.