O Governo do Ceará enviou nesta quarta-feira (8) ao município de Novo Oriente, no Sertão de Crateús, um total de 5,6 toneladas de alimentos, água e 100 redes de dormir, para as vítimas das enchentes que atingiram a região nos últimos dias. A iniciativa é do Programa Mais Nutrição Ceará, através da doação dos permissionários da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) e da iniciativa privada.
“Sabemos que essa é uma situação difícil e, por isso, estamos enviando produtos para as vítimas. Além disso, com a compra das redes, estamos gerando renda e apoio financeiro para os artesãos e suas famílias nessa pandemia. Esse é um momento de união e nós vamos sempre nos munir desse sentimento para ajudar a quem mais precisa”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.
A ação contou com a parceria do projeto Somos Todos Um, da empresária Ticiana Rolim, e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
As redes foram produzidas por artesãos e artesãs do município de Mucambo, referência na produção em redes de tecelagem, vinculados à CeArt.
Ajuda
Os donativos enviados pelo Estado já contemplaram as famílias de Crateús, Hidrolândia e Quiterianópolis, que também sofreram com as fortes chuvas registradas no Ceará. Os municípios receberam cerca de 20 mil quilos de alimentos, água e 300 redes de dormir, além do atendimento dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará (CBMCE), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ambos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), e da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).
Programa Mais Nutrição
Estruturado para reduzir o desperdício de alimentos e proporcionar a segurança alimentar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de contemplar as famílias vítimas das enchentes que atingiram os municípios cearenses, a iniciativa realiza doações para 78 instituições de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, beneficiando 14.586 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Com essa doação, foram distribuídos pela fábrica cerca de 300 toneladas de produtos “in natura”, mix desidratados e polpas.
O programa é uma realização da SDA, SPS, Ceasa-CE, em parceria com o Grupo M. Dias Branco, a Associação dos Permissionários da Ceasa (Assucece) e Instituto Agropolos do Ceará.