Fuzileiros navais limpam locais com vestígios de óleo em Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco

Fuzileiros navais iniciaram, nesta segunda-feira (11), um trabalho de limpeza dos locais atingidos pelo óleo no litoral pernambucano. Ao todo, 700 militares que desembarcaram no Porto de Suape no domingo (10) começaram, também, a identificar pessoas que foram contaminadas pela substância e não foram notificadas pelo sistema estadual de saúde.

“Nosso objetivo é fazer uma busca ativa sobre possíveis locais em que membros da comunidade possam ter tido contado com óleo e desenvolvido algum tipo de sintoma. Caso a gente identifique algum membro da população que necessite auxílio, vamos encaminhar para os meios de saúde locais”, afirmou o capitão de fragata João Francese Neto.

“Em Sirinhaém, temos embarcações fazendo monitoramento dos mangues, tentando achar possíveis vestígios do óleo que ainda estejam presentes na região. Fomos instruídos por equipes do Ibama, temos os equipamentos de proteção individual e estamos seguindo os protocolos”, afirmou o capitão de corveta Silva Nascimento.

Há, também, equipes de militares fazendo a limpeza de arrecifes nos municípios de São José da Coroa Grande e Ipojuca. “Temos três equipes em São José e nas praias de Muro Alto e Cupe [em Ipojuca]. Os mergulhadores estão usando embarcações e têm o equipamento apropriado. Caso seja encontrado algum vestígio de óleo, o material será recolhido, diz Silva Nascimento.