Quinze crianças com necessidades especiais que são acompanhadas pela Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte participaram, na última quinta-feira (12), de uma sessão de cinema adaptada, promovida pelo município de Barbalha. A sessão aconteceu no Cineteatro Neroly Filgueira.
O evento foi alusivo às campanhas Setembro Amarelo e Setembro Verde, que têm como temas a valorização da vida e a inclusão da pessoa com deficiência, respectivamente. Os curtas-metragens exibidos tinham a inclusão também como tema.
Para Elisabete dos Anjos, mãe da Fernanda, que tem hidrocefalia e distrofia muscular, o momento foi lindo. “Esse momentos são muito importantes para ela, para ela conviver com outras pessoas, porque ela não frequenta a escola. Então é bom que ela vê pessoas, e vê que tem crianças como ela”, frisou.
O projeto “Filho Especial, Mãe Escolhida” da Secretaria da Saúde de Juazeiro acompanha atualmente 43 mães de crianças com microcefalia, paralisia cerebral e doenças genéticas raras. A coordenadora do projeto, Luana Almeida, ressalta que a participação neste evento foi importante para compartilhar essa proposta com outras mães e para que elas também se sintam incluídas e valorizadas.