Por Agência News Cariri
Três estudantes do ensino médio do Colégio Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Barbalha, representaram o Brasil com o projeto científico sobre “Memes e a Influência na Comunicação Social” no 37º Youth Science Meeting (encontro de ciências juvenis), em Portugal.
“É fundamental incentivar os estudantes à investigação científica. Nesse encontro eles tiveram a oportunidade de aprender através de palestras teóricas, workshops, visitas de estudo, e assim aprofundar o contato com a ciência”, explicou o professor Rodrigo Nascimento, orientador do trabalho.
Gabriela Jorge, Marília Rocha, e Wesley Barros destacam a importância da investigação científica para que eles conseguissem viver esse momento de aprendizagem e troca de experiências. “Conhecemos gente de vários lugares do mundo, e pudemos trocar várias ideias sobre nossos projetos, além disso, pudemos aprender mais sobre a cultura portuguesa e a história daquele lugar” destacou Wesley.
“A ideia de desenvolver o trabalho surgiu após a nossa reflexão sobre a utilização dos memes nas redes sociais” destacou Gabriela. Segundo Marília, eles tem se tornado cada vez mais comuns nas conversas entre as pessoas na internet, e conseguem se espalhar entre milhares de usuários em um curto período.
Criado em 1982, o Youth Science Meeting (YSM) é um dos fóruns científicos juvenis mais tradicionais e conceituados internacionalmente, organizado pela Associação Juvenil de Ciências, filiada à Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas.