Cãozinho parceiro em tratamento contra o câncer participa de formatura de medicina da dona: ‘muita gratidão’

Membro importantíssimo da família, o chihuahua Jamie ganhou uma beca sob medida para participar da formatura da dona, Juliana Costa, que colou grau em medicina pela Universidade Federal do Piauí no último dia 18. O cãozinho é o grande companheiro da mãe de Juliana, Rosela Cunha, que há dois anos está em tratamento contra o câncer. Segundo mãe e filha, o sentimento é de gratidão ao bichinho pelo companheirismo.

“Eu não tinha muita convivência com cachorro, mas eu sempre ouvia falar que eram companheiros e como minha filha fazia medicina e não tinha muito tempo, ficava muito na rua, a gente resolveu ter um cachorro. Eu não sei se é a raça dele, mas ele parece que foi enviado por Deus, o jeito que ele olha, que ele compartilha os sentimentos com a gente, só falta ele falar”, diz Rosela.

O cãozinho entrou na vida das duas há dois anos, assim que ela descobriu que estava com câncer. Sua filha, Juliana, decidiu comprar Jamie para que ele fizesse companhia à mãe enquanto ela estava fora. Rose diz que não gosta de se deixar abater pela doença e que o animal tem sido um grande aliado nesse processo.

“Não gosto de dar foco para isso na minha vida. Eu faço tudo que minha médica recomenda, atividade física, meditação, faço o tratamento direitinho, mas nos dias de quimioterapia, que fico mais pra baixo, ele sempre está do meu lado, fica mais próximo, parece que sente”, contou.

Membro tão importante da família, ele tem um perfil próprio no Instagram com o sobrenome da “mãe”, Jamie Costa, e soma mais de 2 mil seguidores.

Segundo Juliana, a sua mãe – que se considera avó de Jamie – evita até sair de casa para não deixar o cão sozinho. Quando saem, ela sempre dá um jeito de levar o chihuahua junto, porque ele já é parte da família. Assim, ela diz que era um sonho antigo levar o cão para sua formatura.

“Pelo amor e pela gratidão que tenho por ele, não poderia deixar de fora da minha formatura. Não tem como ficar triste com aquela coisinha linda como companheiro. Assim que comecei a organizar tudo, perguntei se ele poderia participar e autorizaram, então programei tudo e fiz até a roupinha dele”, conta Juliana.

Jamie ganhou beca e capelo e se “formou” junto com a dona, posando com a família nas fotos oficiais. Segundo a “avó”, Rose, as outras formandas também quiseram foto com ele.

“Foi só sucesso”.

Para as duas, o sentimento é de gratidão pelo companheirismo do bichinho, que mesmo tão pequeno, demonstra um amor tão grande.

“A minha doença veio para mudar tudo. Não digo que tiramos vantagem da situação, mas mudou a maneira de ver a coisas, de ver o anjo que ele é, como animalzinho”, garante Rose.

Fonte: g1.com