SEMASP se pronuncia após queixas de vendedores ambulantes no centro de Juazeiro do Norte

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) de Juazeiro do Norte se pronunciou sobre as queixas feitas por vendedores ambulantes, onde eles afirmam que estariam sendo proibidos pelo órgão de realizarem suas vendas no centro da cidade.

A denúncia foi feita por um vendedor que em um vídeo relatou que fiscais do órgão estariam coibindo a presença dos vendedores nas ruas, caso não pagassem uma determinada taxa ao município.

Segundo o diretor de fiscalização da Semasp, Paulo Menezes, a taxa é cobrada devidamente conforme as leis do município e que as medidas precisam ser obedecidas para o bem estar do comércio e transeuntes no centro da cidade. ‘’ A gente da fiscalização apenas faz o trabalho de ordenamento e isso reza no código de postura. Nós temos que fazer esse trabalho’’, disse.

Ainda sobre as taxas, Paulo disse que são apenas quantias simbólicas que podem ser pagas na sede da secretaria. ‘’ As taxas cobradas, são tachinhas por ocupação de espaço, que está na legislação municipal, a pessoa é localizada e tira uma taxa de ocupação, tem um alvarazinho precário mensal. Agora, a gente faz o trabalho porque se a gente deixa todo tipo de comércio se infiltrar no centro da cidade, daqui a pouco todas as calçadas estarão cobertas de comerciantes informais, que são pais de família e precisam tirar seu sustento, porém de forma que não venha a causar transtorno aos transeuntes’’, disse.

Ele ressaltou ainda que o órgão, assim como os fiscais que nele atuam, não agiram de forma arbitrária com os comerciantes em momento alguém. O órgão ressaltou ainda que está à disposição na sede da semasp, no parque ecológico, no setor de diretoria de fiscalização, para mais esclarecimentos.