Expocrato 2019: Vigilância Sanitária do município capacita comerciantes em boas práticas na manipulação de alimentos

No propósito de disseminar informações relevantes acerca das boas práticas na manipulação de alimentos, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA), realizou na manhã de ontem, quinta-feira, dia 11, no Instituto Cultural do Cariri (ICC), uma oficina destinada aos comerciantes que irão trabalhar com alimentação durante a 68ª edição da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ExpoCrato.

As chamadas boas práticas são aprendizados de higiene que devem ser obedecidos pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das boas práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Essa oficina foi disponibilizada para auxiliar os comerciantes e os manipuladores a preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores. O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir produtos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores.

A comerciante Ana Bastos – a famosa Tia Ana do Acarajé, de Feira de Santana, na Bahia – já participa da Expocrato há quase 20 anos, esteve presente na oficina e ressaltou que o momento foi muito produtivo. “Tenho muito cuidado com o alimento que produzo, as condições higiênicas, o sabor, tudo com muito zelo e carinho para o meu cliente. Esse encontro foi muito importante, pois toda informação a mais é valiosa para que nosso serviço melhore sempre”, disse a simpática baiana, cuja barraca já se tornou ponto de encontro durante a feira.

“A oficina foi muito importante e teve uma adesão bem significativa. A nossa finalidade foi esclarecer sobre os cuidados durante a manipulação de alimentos, bem como abordar sobre logística e armazenamento corretos e o processo da venda”, informou a Gerente da Célula da Vigilância Sanitária e Ambiental do Crato, Ana Lígia Aquino.

Toda manipulação de alimentos requer cuidados básicos para garantir a segurança alimentar e prevenir riscos à saúde dos consumidores.