Hemomar realiza campanha de doação de medula óssea no MA

O Hemomar vai realizar uma campanha para cadastrar doadores de medula óssea no município de Balsas, a 810 km de São Luís. A campanha para a formação do cadastro de doadores de medula vai acontecer na próxima semana, entre a terça (9) e quinta-feira (11), a partir das 8h, na sede do Hemomar que funciona na área central da cidade.

Para ser doador de medula óssea a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em boas condições de saúde, não ser portador do vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, e nem ter histórico de câncer na família.

A formação desse cadastro é apenas a primeira etapa para que o indivíduo se torne, de fato, um doador de medula óssea. A equipe do Hemomar vai coletar uma amostra de sangue que será analisada. Caso seja comprovado que a pessoa tem condições de doar ela passa a fazer parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e com isso o doador pode ser chamado a qualquer momento para retirar parte da medula e fazer a doação.

Medula Óssea

A medula óssea, que também conhecida como tutano, é um tecido líquido-gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.

Ela é utilizada, principalmente, em procedimentos cirúrgicos em pacientes que são portadores de leucemia, que é um tipo de câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea.

Fonte: g1.com