Para tentar reduzir a população de gatos e cachorros em ruas de Juazeiro do Norte, no Cariri, a vereadora Jacqueline Gouveia acionou o Ministério Público para efetivar a compra do “Castramóvel”. Segundo Jacqueline, desde agosto de 2018 o dinheiro está nas contas do Executivo, mas o processo de licitação não anda. A parlamentar acrescentou também que mais de 20 empresas já teriam sido dispensadas por questões de critérios específicos do edital.
A vereadora argumentou que há dez meses foi liberada uma emenda parlamentar para a aquisição do veículo, mas a gestão não efetivou o processo. “Em todo canto tem Castramóvel, será que só aqui as empresas não conseguem fazer”, destacou. Jacqueline ressalta ainda que o trabalho de castração é necessário até que a população de animais abandonados ou que vivem nas ruas seja controlado.
De acordo com a parlamentar, não é apenas uma ação voltada para beneficiar animais, mas uma questão de saúde pública, que beneficiará diretamente os humanos, evitando doenças e ataques, além de reduzir a população de animais de ruas.
O “Catramóvel” consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para o atendimento pós-operatório dos animais e divulgar a guarda responsável. As operações do “Castramóvel” devem ser feitas por médicos veterinários da prefeitura, ou conveniados.