A Secretária da Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque, participou na última quinta-feira (30) de reunião no Ministério Público Federal (MPF) para tratar do andamento das obras inacabadas de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de uma UPA no Município.
Na reunião anterior, realizada em 23 de abril, ficou acordado a elaboração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no qual a empresa responsável se comprometeria a concluir as obras baseada em auditoria feita juntamente com o Município. No entanto, a empresa não compareceu nesta segunda reunião convocada.
De acordo com a secretária Fracimones, a sugestão do juiz federal foi de que a Prefeitura entrasse com uma representação para que seja aberta uma tomada de contas especial contra a empresa. Ela informou ainda que o juiz irá autorizar a abertura de uma nova licitação para que o Município possa dar continuidade a essas obras.
Essas UBS são obras de mais de cinco anos e ficam localizadas nos bairros Frei Damião, Aeroporto, Betolândia, Vila três Marias e Socorro, além da UPA na Lagoa Seca, e ainda não foram concluídas e entregues ao Município por terem sido constatadas uma série de não conformidades em suas construções.
“A UPA a gente já deu entrada no Estado solicitando a mudança de habilitação dessa Unidade. Os equipamentos já estão licitados e com recurso em conta. Tão logo saia a liberação do Ministério Público para que a gente faça as alterações necessárias na obra vamos só solicitar que a empresa faça a entrega. Esperamos que até o final do ano a gente possa estar colocando em funcionamento pelo menos até às 22h, visto que o financiamento não é suficiente para fazer o atendimento durante toda a noite, mas que já vai dar um suporte à UPA que a gente tem do porte 3 no município de Juazeiro”, explicou a secretária.