Pesquisadores da Estácio de Juazeiro do Norte criaram o Núcleo de Apoio a Afetados em Situações Extremas no Cariri. O trabalho está sendo realizado por meio do Projeto de Extensão Laboratório de Tanatologia. Serão atendidas vítimas de desastres e acidentes, que necessitem de apoio psicológico, diante dos traumas causados nessas ocasiões.
O Projeto de Extensão Laboratório de Tanatologia da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte é coordenado pelos professores Djailson Ricardo Malheiro e Ana Cristina Gomes Duarte.
O projeto prevê parcerias com instituições, professores e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, psicólogos, médicos, entre outros especialistas e técnicos, para traçar os primeiros passos de preparação e atuação dos integrantes do Núcleo.
Na última semana, foi firmada parceria com o Corpo de Bombeiros, por meio do 5º Batalhão, tendo à frente o comandante, tenente coronel Agnaldo Alexandre Viana.
“Sabe-se que os bombeiros são de fato heróis nacionais, estão a postos para quaisquer emergências, das mais simples até as mais complexas, seja na cidade ou no campo”, afirma um dos coordenadores do Núcleo, Djailson Ricardo Malheiro.
Ele destaca a necessidade de apoio, além de preparação desses profissionais para atuarem nessa área de acolhimento, dentro um contexto de vivências culturais e sociais, que envolvem cada um dos envolvidos nesse trabalho. “Buscaremos contribuir com esses profissionais que dignificam a sua missão e profissão, abrindo espaços para que possam fortalecer cada vez mais a sua essência profissional e principalmente pessoal”, destaca.
O projeto de Tanatologia, dentro da sua programação, atua em diversos segmentos durante o ano, como, por exemplo, a Tenda Escrita do Luto (em momentos pontuais) em que as pessoas podem escrever sobre as suas perdas e lutos entre outras atividades.