Secretária de Saúde de Juazeiro atende convocação e esclarece questionamentos na Câmara

Os temas abordados foram sobre o pedido de exoneração por parte dos médicos, pela impossibilidade de cumprimento da carga horária, e da possível greve dos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Atendendo uma convocação da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, a secretária de Municipal de Saúde, Francimones Albuquerque, esteve nessa quinta-feira, 16, na Casa Legislativa para prestar esclarecimentos.

Os temas abordados foram sobre o pedido de exoneração por parte dos médicos, pela impossibilidade de cumprimento da carga horária, e da possível greve dos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Francimones explicou sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), do Ministério público, do ano de 2015, em que entre as premissas estava a solicitação de instalação do ponto eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Em 2018, a Sesau foi convocada a cumprir o termo, com o prazo de 90 dias para execução.

Diante do pedido de exoneração desses profissionais, foi feita contratação de oito médicos para o Hospital Estefânia, assim como a abertura de dois PSF noturnos nos bairros Vila Nova e Limoeiro, este último localizado estrategicamente ao lado da UPA.

“Em abril, nesses dois novos equipamentos foram realizados 2.800 atendimentos, e no Hospital Estefânia 3.118. Ou seja, foram 5.918 atendimentos a menos na UPA de Juazeiro do Norte”, afirma a secretária.

Francimones entregou uma minuta do Programa ‘Juazeiro é mais médicos’. A proposta inicial é contratação de profissionais até que se efetive a homologação e contratação por meio do concurso. Os valores seriam pagos através de bolsas, já que não incidem impostos.

Francimones Albuquerque na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte/Segundo Filmagens

Sobre a possível greve dos médicos da UPA, a secretária explicou que é favorável ao aumento do salário dos profissionais, mas é necessário “(…) saber qual empresa será responsável pela gestão desse serviço(…)”.

O contrato do Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI) se encerra no dia 30 de junho. A Secretária ainda deu maiores esclarecimentos de acordo com as solicitações dos vereadores.

Ela ainda ressaltou o trabalho de reestruturação das unidades, já com nove equipamentos inaugurados em nove meses. A secretária ainda esclareceu quanto aos medicamentos, adquiridos pelo Governo do Estado, através da PPA (Plano Plurianual), e que em 2019 só vieram ser disponibilizado em meados do mês de maio.

Destacou que a efetivação de iniciativas como regulação de exames e atendimento de lista de espera, entre outras ações, pode melhorar a oferta de serviço para a população.

Os trabalhos executados pela Secretaria foram elogiados, mesmo com os problemas que ainda têm sido enfrentados, para que muitas dificuldades sejam minimizadas. Algumas delas, expostas também por vereadores e devidamente esclarecidas.

Apesar dos questionamentos, a maioria dos vereadores parabenizou e/ou elogiou as iniciativas realizadas pela secretária. Interagiram com Francimones os parlamentares Alexandre Sobreira (PPL), Gledson Bezerra (PMN), Tarso Magno (PRP), Jaqueline Gouveia (PRB), Rita Monteiro (PDT) e capitão Vieira Neto (Patri).