Por Rafael Pereira/Agência News Cariri
O poeta e repentista Pedro Bandeira, de Juazeiro do Norte, será um dos homenageados a receber a Comenda Patativa do Assaré. A cerimônia de entrega ocorrerá nessa terça-feira (04), às 18h30, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza.
Segundo a Secretaria de Cultura do Estado “a condecoração é dada a personalidades, artistas poetas e cantadores cearenses que se destacaram por seus relevantes serviços a Cultura Popular Tradicional.” Além de Pedro Bandeira, mais duas personalidades também receberam a comenda como a folclorista Elzenir Colares e o poeta popular Geraldo Gonçalves (In Memoriam).
O nome dos homenageados foi escolhido a partir de uma consulta pública online em que foram divulgados na última quarta-feira. Além disso, os escolhidos passaram por outra avaliação da comissão de seleção, formada por sete membros, entre eles um representante da Universidade Regional do Cariri (URCA).
O “príncipe dos poetas”
Pedro Bandeira Pereira de Caldas, tem 81 anos de idade, é poeta, repentista, cantador, cordelista, escritor, radialista e apresentador de televisão considerado o “príncipe dos poetas do Nordeste”. nasceu a 1º de maio de 1938, no Sítio Riacho da Boa Vista, no município de São José de Piranhas, Paraíba. É filho de Tobias Pereira de Caldas e da poetisa Maria Bandeira de França. Aos 6 anos de idade já fazia versos, e aos 17 tornou-se cantador profissional, formou-se em Letras, Teologia e Direito. Recebeu o título de Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, concedido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em 2018.