Os comerciantes da Feira de Fogos de Juazeiro do Norte passaram por um treinamento de combate a incêndios, na manhã desta sexta-feira, 31, ministrada por militares do Corpo de Bombeiros.
Na ocasião, foram simuladas pequenas situações com fogo, onde foram utilizados extintores de incêndio à base de pó químico.
A ação foi acompanhada de perto por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), responsável pela instalação e fiscalização da Feira de Fogos, além de agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
De acordo com o Tenente Ailton, do Corpo de Bombeiros, o objetivo foi preparar os comerciantes para enfrentarem situações reais. “Sabemos que a vida é o mais importante. Nessas orientações, buscamos realizar um plano de evacuação para um lugar seguro e ligar para todos os órgãos que competem a esse tipo de ocorrência, como a Enel, Corpo de Bombeiros, Samu e Guarda Municipal”, ressalta o Tenente.
Segurança
O Coordenador de Serviços Públicos da Semasp, Elói José Silva, destaca que desde o princípio, as orientações dadas pelo Prefeito Arnon Bezerra e o Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Ivan Bezerra, é que, além das condições adequadas para comercialização de fogos, que todas as condições de segurança devem ser asseguradas. “Buscamos, nessa ação de hoje, oferecer mais um elemento para contribuir com a segurança na Feira de Fogos, através do primeiro combate à incêndios. Além disso, dispomos as barracas em linha, com uma distância segura entre elas”, comenta Elói José.
Entre as medidas de segurança estão a proibição de objetos que utilizam fogos e faíscas, como churrasqueiras, proibição ao consumo de cigarros, cachimbos e similares em toda a área de feira de fogos.