A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec ), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), está implementando o registro automático de empresas, possibilitando que processos de abertura de empresa sejam liberados em 5 minutos, tendo em vista que o próprio sistema, por meio de cruzamento de dados, fará análise do processo de forma a aprová-lo ou colocá-lo em exigência. O registro automático estará disponível a partir desta terça-feira (07/05).
De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, a implantação do registro automático representa uma revolução no registro mercantil ao possibilitar, em tempo mínimo, a abertura de empresas no Ceará. “A automatização do registro possibilitará maior agilidade às aberturas de empresas, tendo em vista que o processo será aprovado em segundos, se todos os dados estiverem preenchidos corretamente”.
Carolina explica ainda que não haverá mudanças na forma de preencher a documentação a ser registrada, pois “a tecnologia será implementada internamente, possibilitando a automatização. A ideia é primar pela qualidade dos nossos serviços, transparência e segurança jurídica”.
O registro automático estará disponível, primeiramente, para empresas do tipo jurídico Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, Eiereli, e para as Sociedades Limitadas, nos casos em que o requerente optar por utilizar o contrato padrão. Assim, após o envio para a Jucec, o sistema cruzará os dados informados pela empresa na Ficha de Cadastro Nacional (FCN), no contrato e realizará a análise.
Fonte: assessoria Governo do Estado