Centenas de peixes e crustáceos apareceram mortos na manhã desta sexta-feira (26), na Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, região Metropolitana de Maceió. Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi acionada para recolher amostras da água.
A situação foi mostrada pela reportagem da TV Gazeta, que foi até a Praia do Saco após receber denúncias e vídeos de moradores, que relatavam a mortandade.
Segundo um pescador, peixes da espécie sôia e também siris são os principais afetados. A suspeita é que a água esteja sem oxigênio. Os animais nadam buscando ar, mas se cansam e acabam morrendo.
“Lamentável você acordar pela manhã e ver essa tristeza na lagoa. Infelizmente, os órgãos públicos tem que tomar providência aqui, porque não tem condições de acontecer isso”, afirma o pescador Humberto.
Ainda segundo ele, não é recomendável o consumo dos animais, já que não se sabe o que provocou a morte deles.
Relatos sobre essa mesma situação também foram feitos por moradores da Barra Nova e da Massagueira.
Procurado pela reportagem do G1, o IMA informou que uma equipe com técnicos dos setores de fiscalização e laboratório foi deslocada ao local para recolher amostras da água. Esse material vai passar por análise em laboratório, que deve apontar o que há de errado na lagoa.
Fonte: G1.com