Quem tem medo dos Karetas?

Por Iraides Sales

A tradicional festa dos Karetas de Jardim-CE foi encerrada na tarde deste domingo (21) com muita animação, folia e premiação.

A festa já está registrada no calendário Cultural do Ceará mas, este ano o evento ganhou uma maior proporção com a I Semana dos karetas de Jardim, organizado pela Associação dos Karetas da Jardim – ACKJ.

De acordo com Luiz Lemos, presidente da associação, o evento é uma inovação para o perfil da festa e uma oportunidade para resgatar os grupos culturais do município  como a banda cabaçal, os penitentes, maculelês entre outros.

Já para o colaborador Antonio Luna, a parceria é uma tentativa de reconstruir a festa com uma nova história.

Todos os anos, jovens se organizam e fazem a tradicional festa que vem passando de geração em geração há pelo menos dois séculos.

Os meninos utilizando máscaras, chocalhos, tambores e outros instrumentos musicais invadem as ruas da cidade e saem pelas comunidades vizinhas e também algumas cidades em busca de prensas para serem ofertadas.

O costume de cobrir o rosto com máscaras neste período deriva da prática dos agricultores de celebrar o início da colheita.

A programação teve início domingo (14), desde então já passaram pelo evento bandas cabaçais, violeiros, aboiadores, participaram também escolas municípais e estaduais.

A festa foi encerrado com um grande evento que contou com a participação de artistas com Joãozinho do Exu, Pisadinha e outros. E ainda a malhação do Judas na figura de Michel Temmer é o I concurso de Mascaras onde participaram 9 grupos da cidade e todos foram premiados e ganharam medalhas e comendas. O grupo vencedor retratou a história da chegada do relógio em Jardim.

Desde os anos 80, a festa é organizada pela Associação Cultural dos Caretas de Jardim, acontece durante toda a semana santa e tem seu final no domingo de pascoa. Se caracteriza pelas máscaras artesanais usadas pelos brincantes.