Por Agência News Cariri
Moradores do bairro Cirolandia em Barbalha reclamam da falta de médicos no posto de saúde a pelo menos 30 dias. O médico contratado pela prefeitura pediu demissão e não justificou o motivo segundo a secretária de saúde PollyanaCallou. Por enquanto, os atendimentos estão sendo feitos apenas nas áreas odontológicas e de enfermagem.
Para um dos moradores que preferiu não se identificar, a situação é de total descaso e grave, uma vez que os pacientes estão sem consultas médicas, com dificuldade para conseguir encaminhamento para exames, além da falta de um profissional que prescreva medicamentos e assim ele possa dar continuidade ao seu tratamento.
“Há mais de um mês a gente vai no posto 1 da Cirolandiae sempre dizem que não tem médicos para atender. As receitas de muitos pacientes já venceram, outros precisam de encaminhamento, ou até um atendimento básico, mas quando a gente procura o prefeito, ele diz que vai resolver, e até agora nada” desabafa.
De acordo com a secretária de saúde, Pollyana Callou, o munícipio não pode realizar contratações devido ao concurso que já foi homologado, ela ressalta que todos os médicos foram chamados.
“Estamos aguardando os médicos se apresentarem para fazermos a lotação. No concurso tiveram 9 vagas, mas já ampliamos para mais 6, então serão chamados 15 médicos” explicou.
A atuação da UBS (Unidades Básicas de Saúde) é fruto de uma ação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal para integrar a operação da rede de saúde pública no Brasil. A proposta principal é oferecer atendimento especializado em postos de saúde instalados nos bairros, de modo a facilitar o acesso da população e descongestionar o fluxo de pacientes nos grandes hospitais.