Chuva alaga ruas e causa transtornos no Recife

O Recife teve registro de diversas ruas e avenida alagadas na manhã desta sexta-feira (12), devido a combinação de maré alta e chuva intensa. A Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) emitiu um alerta, às 9h, de chuvas moderadas a pontualmente fortes para a Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste pernambucanos.

De acordo com a Apac, a previsão é que as chuvas diminuam de intensidade durante a tarde. Até as 10h30, Olinda foi a cidade com maior acumulado de chuva no estado, com um total de 90 milímetros nas últimas 6 horas. No mesmo período, Recife teve 73 milímetros e, Barreiros, 60 milímetros. A média histórica do mês de março para a capital é de 264.70 milímetros de chuva, enquanto Olinda é de 254.20 milímetros.

O pico de maré foi registrado às 8h50. Vídeos enviados ao WhatsApp da TV Globo mostram diferentes vias da cidade tomadas pela água. Há registros de ponto de alagamento nas Avenidas Norte e Conselheiro Portela, nas Ruas da Harmonia e José Gonçalves de Medeiros, toda na Zona Norte, além da Avenida Antônio de Goes, na Zona Sul.

Para o fisioterapeuta Paulo Ricardo, os alagamentos não são novidade. Toda vez que precisa ir para o trabalho em dia de chuva, passa por, pelo menos, três pontos de alagamento.

“As inundações começam a partir da Avenida Beberibe. Depois que começaram a fazer obra na Avenida Norte, atrapalhou tudo, ficou um caos”, conta. Novas placas de concreto estão sendo substituídas na avenida, na altura do bairro de Casa Amarela, na Zona Norte.

O aposentado José Renato da Silva, de 50 anos, mora na Rua Gervásio Pires e acompanha há anos os alagamentos que tomam a rua e parte do bairro da Boa Vista, na região central do Recife. Ele conta que outras ruas próximas ficaram totalmente inundadas nesta sexta.

“Os carros passam com medo, bem devagarinho. O barzinho que fica de frente para minha casa coloca um tapume de ferro para a água não entrar no estabelecimento. Quando começa a chover, é todo mundo correndo por causa das ratazanas que saem do esgoto”, relata.

Moradores do bairro da Várzea também relataram pontos de alagamento. Na Rua Marechal Manoel Luís Osório, além da água tomando conta da rua, o relato era de mau cheiro, semelhante a esgoto.

Na Rua Ernesto de Paulo Santos, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital, não havia registro de alagamento, mas o trânsito era complicado por volta das 10h.

Fonte: G1.com