O governador Camilo Santana anunciou, nesta terça-feira (26), durante bate-papo com a população em suas redes sociais, o novo edital o AvanCE – Programa Bolsa Universitária. A iniciativa vai beneficiar 2 mil alunos que concluíram o Ensino Médio na rede pública estadual de ensino e que ingressaram em instituições de Ensino Superior. Os selecionados receberão um benefício no valor de R$ 468,50 durante 12 meses, totalizando um investimento de R$ 12 milhões.
O governador explicou que a ideia de oferecer esse auxílio aos estudantes surgiu após ouvir o depoimento de alunos que tinham dificuldade de se manterem no início da faculdade. “Esse é um programa importante que o Governo criou para que o aluno nunca desista do sonho de cursar uma universidade. Decidi criar esse programa ao escutar de universitários suas dificuldades. Essa é uma política pioneira que o Ceará criou. São duas mil vagas para que alunos de escola pública se inscrevam. Os estudantes terão acesso ao edital pelo site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br)”, informou Camilo Santana.
Nesta segunda edição do AvanCE, metade das bolsas serão para alunos que ingressaram no Ensino Superior em 2018 e os outros 50% para estudantes que entraram na universidade em 2019. Para concorrer à bolsa o estudante deve ter ingressado em curso de graduação em Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). É necessário cursar, no mínimo, 12 créditos de disciplinas do atual semestre letivo e ter frequência de, no mínimo, 75% em cada disciplina cursada. O candidato deve ter obtido média geral igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo válidas a edição de 2017 ou 2018. O aluno também deverá estar com o cadastro devidamente atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Fórum dos Governadores
O bate-papo desta terça-feira aconteceu direto de Brasília, onde Camilo participou na manhã de hoje do Fórum dos Governadores do Brasil. Entre as pautas debatidas estiveram o momento econômico do Brasil, o plano de recuperação fiscal dos estados e a reforma da previdência. Sobre este último ponto, o governador reiterou “a importância do debate, contanto que não prejudique os mais pobres”. Agora à tarde, o chefe do Executivo participa de mais reuniões para tratar de novos financiamentos para o desenvolvimento de projetos no Ceará.
Perguntas e respostas
O cidadão Henrique Rabelo perguntou se em 2019 o Estado vai promover mais uma edição do programa de habilitação popular estudantil. O governador informou que a iniciativa será ampliada. “Nós temos um programa de carteira popular gratuita para pessoas de baixa renda no Ceará. São cerca de 20 mil carteiras por ano e incluí 5 mil (carteiras) para carro, que antes não tinha, além de dar um capacete para aquele que tira a habilitação para motocicleta. Aproveitei e criei a carteira popular rural, isentando de taxa o agricultor familiar que tem o Pronaf. E também criei a carteira popular para os estudantes. Eram duas mil por ano e este ano serão 4 mil carteiras para compensar o ano passado, que por conta da legislação eleitoral fomos impedidos de realizar”, disse.
Questionado por Domilson Monte sobre a recuperação das rodovias estaduais na zona Norte, Camilo Santana informou que, após a quadra chuvosa, o Estado vai colocar em prática um plano de recuperação da malha viária prejudicada em todas as regiões. “Estamos tendo fortes chuvas em todo o Ceará nesse período, mas vamos fazer um grande plano de recuperação de estradas que sofreram danos. Claro que vamos ter que esperar esse período de chuva passar, tudo é um planejamento, mas pode ficar certo que vamos fazer. E não falo só da Região Norte, será em todas as regiões do Estado”.
Agenda
Amanhã, às 9h, no Centro de Eventos do Ceará, o governador sanciona a lei que torna o Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade uma política de estado. À noite, inaugura areninha da cidade de Pacajus. Na manhã de quinta-feira (28), ele participa de solenidade #PartiuEnsinoSuperior, no Palácio da Abolição, ocasião na qual será divulgado o número de alunos da escola pública estadual que ingressaram no Ensino Superior.
Na sexta-feira (29), o governador continua com sua agenda em Fortaleza. Pela manhã, participa da ordem de serviço das obras de saneamento do bairro São Cristóvão. No final da tarde, inaugura o Polo de Lazer da Sapiranga. No sábado pela manhã Camilo Santana vai a Cariús, onde inaugura a Rodovia CE-284, estrada que liga Umarizeiro ao município, e aproveita para entregar a areninha da cidade.