Motoristas da Região do Cariri estão preocupados com a quantidade de animais soltos nas rodovias que ligam os municípios. São cavalos, bois e vacas abandonados que saem pelas vias causando vários riscos.
Para quem dirige pelas estradas, eles representam um dos maiores riscos: surgem de repente, têm movimentos imprevisíveis e, muitas vezes, estão acompanhados de outros animais. Nas rodovias do Cariri, a maioria é de jumentos, que às vezes são abandonados na beira da estrada.
Nos últimos meses, várias denúncias tem mostrado pessoas e animais dividindo o mesmo espaço público. ” Temos que andar com cuidado nas estradas, pra não correr o risco de atropelar um animal e acabar sofrendo um acidente grave”, disse o motociclista João Alberto.
Vale ressaltar que os proprietários de animais de grande e médio porte que abandonam os mesmos nas vias, podem ser penalizados e a população tem todo o direito de denunciar. “É uma situação que está ficando cada vez mais difícil”, relata uma moradora de Barbalha-CE.
A população cobra das autoridades que tomem alguma providência diante do problema. “A gente espera que alguma atitude seja tomada, antes que mais pessoas sofram acidentes”, ressalta José Paulo.