O município do Crato está entre as 9 cidades, com mais de 100 mil habitantes, da Região Nordeste a receber nota máxima na avaliação do Tesouro Nacional em relação à capacidade de pagamento das dívidas. O município inclusive ficou a frente de grandes capitais nordestinas, tais como Natal, Maceió, São Luiz, Recife e Fortaleza.
De acordo com o Secretário de Finanças e Planejamento, Carlos Eduardo, isso só está sendo possível, porque há dois anos a gestão municipal vem priorizando os cortes de gastos, reduzindo despesas, além de ter escolhido um corpo de secretariado totalmente com base em formação técnica.
Com isso, segundo o secretário, a prefeitura conseguiu manter em dia os salários dos servidores e já anunciou nesta semana o calendário de pagamento de todo ano de 2019. “Alcançamos a nota ‘A’ nos três indicadores, o que demonstra que temos primado por uma gestão fiscal responsável e sustentável”, avalia o secretário.
O prefeito Zé Ailton Brasil destacou o fato do Crato está entre as 9 cidades do Nordeste a receber a nota máxima. “Isso é fruto de muito trabalho. É uma satisfação saber que esse trabalho de colocar as contas em dia levou o Crato a estar entre as nove cidades do nordeste em excelência na gestão fiscal. São pouquíssimos municípios que conseguiram atingir a nota máxima. Isso é motivo de muita alegria para nós que fazemos parte da administração municipal”, ressaltou o gestor.
Saiba Mais
A avaliação máxima pelo Tesouro Nacional confere ao Crato condições para contratação de operações de crédito com garantia da União.
Pela atual metodologia da Capag, em vigência há um ano, a classificação de estados, distrito federal e municípios é definida a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez.
Com informação de Janaina Flor