Uma baleia, da espécie piloto, foi encontrada morta em Fernando de Noronha neste domingo (3). O animal, que mede cerca de três metros de comprimento, foi localizado na Praia do Meio. A baleia morta foi atacada por tubarões, que deram várias mordidas do mamífero.
“Eu acho que a baleia estava morta e os tubarões a atacaram. Ela foi mordida por tubarões tigre, possivelmente dois animais. Pelas mordidas, um tubarão deveria ter três metros, e outro, 2,5 metros”, avaliou o engenheiro de pesca Léo Veras, especialista em tubarões, que analisou a baleia.
Veras chamou atenção para o fato desta ser a segunda vez que uma baleia é encontrada morta na região de Noronha nesta época. “No ano passado, no dia 10 de fevereiro, foi encontrada uma baleia morta na ilha e o animal também foi atacado pelos tubarões”, lembrou o especialista.
A baleia ficou nas pedras da Praia do Meio — Foto: Pedro Roque/Instituto Tubarões de Noronha
A baleia morta ficou nas pedras da Praia do Meio e chamou a atenção dos turistas. Técnicos do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade e pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador também estiveram no local.
Na segunda-feira (4), os pesquisadores devem dar informações da análise do animal encontrado morto.
Fonte: G1