Prefeitura do Crato realiza, com sucesso, projeto de Horta Comunitária Educativa com foco em alimentação saudável

Como forma de promover o fortalecimento do vínculo comunitário e a sustentabilidade, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), vem implantando nas escolas do município o projeto Hortas Comunitárias Educativas e Farmácias Vivas, executado em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.

De acordo com a Gerente da Célula de Apoio a Agricultura Familiar e Aquisição de Alimentos, Jéssica Tayane, a SMDARH tem como meta implantar 40 hortas comunitárias, em escolas e Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de vivenciar a teoria com a prática aplicada. “O projeto tem o objetivo de inserir novos hábitos alimentares, promover a capacidade do trabalho em equipe e a conscientização sobre a educação ambiental, promovendo a interdisciolinalidade e educação ambiental”, disse Jéssica.

Para o técnico da SMDARH, Antonio Gilberto Borges Filho, a ideia é envolver todos os integrantes dos projetos, bem como, a comunidade em geral. “A horta será um espaço sustentável, em que através de práticas orgânicas, os participantes terão momentos de troca de experiências e habilidades”, comenta o técnico. 

O gestor da SMDARH, Zilcélio Alves, comemora os resultados que o projeto de hortas nas escolas vem oferecendo aos alunos da rede de ensino municipal. “Temos uma meta de construirmos 40 hortas comunitárias dentro desses 4 anos, e contamos com o apoio do prefeito Zé Ailton que esteve sempre participativo na implantação do projeto, considerando importante para melhoria na qualidade de vida da população”, ressaltou.

As escolas que desenvolvem o projeto são as seguintes: 

Escola Drª. Artemise Linhres, Escola Paulo Limaverde, Escola Quinô de Brito, Escola Arlindo Aldegundes Gomes de Matos, Escola Governador Gonzaga da Fonseca, CEI Madre Esmeraldo, CEI Nossa Senhora de Fátima, Escola Antonio Antuérpio Gonzaga de Melo, UBS Dr. Fábio Pinheiro Esmeraldo, UBS Joaquim Ferreira Leite, na Ponta da Serra, UBS Baixio das Palmeiras, Escola Álvaro Madeiro e Escola Rosa Ferreira.

Com informações da assessoria de imprensa