O documentário “Fevereiros”, que acompanhou a cantora Maria Bethânia do Rio de Janeiro, com o vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, até Santo Amaro, terá sessão de pré-estreia seguida de debate com o diretor Marcio Debellian, em Salvador, no dia 29 de janeiro, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. o longa também ganhará exibição em praça aberta em Santo Amaro, terra natal da cantora, no dia 31 de janeiro, às 21h, na Praça da Matriz, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Purificação.
O filme mostra a construção do carnaval da Mangueira em 2016 – desde os desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida. “O que me interessou desde o início, independente do resultado que o carnaval viria a ter, foi o recorte que a Mangueira escolheu para o enredo. Entre as inúmeras possibilidades de se homenagear Maria Bethânia, a escola escolheu tratar da sua devoção religiosa, do seu sincretismo pessoal que junta o candomblé, devoção católica e sabedorias herdadas dos índios”, disse o diretor Marcio Debellian.
O filme viajou com Maria Bethânia para o recôncavo baiano, participando de seu ambiente familiar, religioso e das festas da sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação, conhecendo o universo que inspirou o enredo. Neste trânsito entre o Rio de Janeiro e a Bahia, “Fevereiros” se depara com questões históricas como o surgimento do samba, tolerância religiosa e racismo.
O filme conta com depoimentos de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, do carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, do historiador Luiz Antonio Simas, da poeta Mabel Velloso, irmã de Bethânia, e do porta-bandeira da Mangueira, Squel Jorgea.
SERVIÇO
Fevereiros (pré-estreia)
Data: 29 de janeiro
Local: Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Horário: 20h
Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia) – Podem ser adquiridas pela internet ou na bilheteria do local
Fonte: G1