A Secretaria de Cultura do Crato vem contribuindo para o fortalecimento do manancial cultural na cidade. O resgate e consolidação de festividades tradicionais, como o Carnaval e o São João, o fomento às artes visuais, como cursos na área do audiovisual, em parceria com o Porto Iracema das Artes, do Dragão do Mar, da Secretaria de Cultura do Estado, auxiliam nesse processo.
A biblioteca vem tendo uma dinâmica maior com cursos de informática para a melhor idade, libras, inglês e produção de projetos de cultura, se constituindo como ferramenta de comunicação, educação e inclusão.
Mais um destaque das ações da Secult municipal foi a aprovação pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do projeto arquitetônico do Museu do Crato, que agora está com a certidão cartorária, foi feita a catalogação do acervo e está apto para captação de recursos, onde já se encontra no início do processo de tombamento.
Eventos em parcerias, como a Feira de Eventos dos alunos do Senac Crato, o Festival Gastronômico Brasil Sabores e o Natal Popular, via projeto aprovado pela Lei Rouanet, por meio da Lumiar Produções.
De acordo com o gestor da Secult Crato, Wilton Dedê, o desenvolvimento da cultura prosseguirá. “As parcerias terão continuidade justamente por conta de um bom trabalho desenvolvido com a Secretaria de Cultura do Estado, através do Porto Iracema das Artes, do Dragão do Mar, com o Conecta Biblioteca, programa que nos premiou nacionalmente. Continuaremos com o planejamento e concepção de projetos para que um dos nossos maiores tesouros, que é a cultura, seja cada vez mais evidenciada” destacou.
A cultura pode ser usada para incentivar o desenvolvimento econômico justo e sustentável de uma cidade. As atividades culturais são estratégicas e geram trabalho, emprego e renda, além de promover a inclusão social.
Com informações da assessoria de imprensa