Uma programação composta de missas, louvores e procissão presta homenagem à Nossa Senhora da Conceição no sábado (8), último dia da 114ª edição da Festa do Morro, que acontece na Zona Norte do Recife desde 29 de novembro. Mudanças no trânsito da região e reforço em linhas de ônibus ajudam a facilitar o deslocamento dos devotos no Morro da Conceição.
A partir da meia-noite desta sexta-feira (7) para sábado (8), são celebradas missas a cada hora, intercaladas entre o palco montado em frente à torre da igreja (0h, 2h, 4h, 6h, 8h e 10h), e dentro do Santuário (1h, 3h, 5h, 7h, 9h).
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo, preside a celebração das 4h, que traz ainda o canto “A Barra do Dia”, de autoria do padre Geraldo Leite Bastos, que é entoado há mais de 40 anos por Severina Paiva de Santana, de 83 anos, moradora do Morro da Conceição.
No dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, que é feriado no Recife e altera o horário de funcionamento de alguns shoppings, a celebração das 10h traz o padre Damião Silva fazendo um louvor no palco. Em preparação para a missa final da 114ª Festa do Morro, o padre João Carlos apresenta cânticos e momentos de louvor para acolher os fiéis a partir das 15h.
Procissão e missa de encerramento
A concentração para a procissão de encerramento da Festa do Morro começa a partir das 14h, no Forte do Brum, no Cais do Apolo, no Bairro do Recife, no Centro da capital pernambucana. A saída da caminhada, que tem um percurso de aproximadamente oito quilômetros, está prevista para acontecer às 15h.
O arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e o reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre José Ulysses, participam do cortejo, que conta com um andor que tem a réplica do nicho e da imagem da Imaculada Conceição do Morro, com flores, rosas e luzes.
Imagem de Nossa Senhora da Conceição é levada em procissão no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Uma frevioca e dois trios elétricos são utilizados na procissão. Enquanto o primeiro trio é animado pelo pároco do Santuário do Morro da Conceição, padre Renato Azevedo, junto com o Ministério de Música Adoradores de Cristo, do Morro da Conceição, o segundo vai contar com a animação do Ministério de Música da Comunidade Boa Nova.
Após a Ponte do Limoeiro, a procissão segue pela Avenida Norte, passando por vários bairros recifenses até a Estrada do Morro da Conceição, por onde descem os ônibus, até chegar à praça da comunidade que surgiu com a chegada, há 114 anos, da imagem de 3,5 metros da santa, oriunda de Lourdes, na França.
Com a chegada da procissão, acontece a missa solene de encerramento da festa, presidida por dom Fernando Saburido, e concelebrada pelos padres José Ulysses e Renato Azevedo. A previsão para início da celebração é às 18h.
No domingo (9), o Santuário Nossa Senhora da Conceição acrescenta dois horários de missas, às 11h e 16h, somando às tradicionais celebrações das 7h, 9h e 18h.
Esquemas de trânsito e segurança
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua na área da Festa do Morro conta com a atuação de 80 agentes ao longo do sábado (8) no entorno e nas vias de acesso ao Morro da Conceição, além de 25 batedores e duas viaturas, totalizando 29 profissionais para a procissão.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, o esquema de ônibus para a Festa do Morro é reforçado com 65 veículos e 646 viagens a mais do que em dias comuns. Paradas provisórias são implantadas e o Terminal Integrado da Macaxeira, na mesma região da cidade, funciona durante toda a madrugada do sábado (8).
Terminal Integrado da Macaxeira, no Recife, funciona durante toda a madrugada do sábado (8) — Foto: Everaldo Silva/TV Globo
A Polícia Militar atua no evento com profissionais a pé, em viaturas, motos, cavalos, além do policiamento com cães e do apoio da Operação Drone. O trabalho da corporação no Morro da Conceição começa à meia-noite do sábado (8) e segue até 1h do domingo (9), retomando às 13h do mesmo dia até 1h da segunda-feira (10).
A Guarda Municipal do Recife monitora a procissão com oito viaturas e 44 agentes distribuídos ao redor do andor de Nossa Senhora da Conceição, ao longo do percurso e na preparação das vias para a passagem dos devotos. Ao longo do sábado (8), 80 profissionais trabalham na segurança da comunidade e nos arredores do bairro do Morro da Conceição.
O esquema de saúde conta com uma viatura e duas motolâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) durante a procissão. Além disso, a Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, localizada ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, realiza um plantão extra, iniciado às 7h desta sexta-feira (7) até meio-dia do domingo (9), com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de uma ambulância do Samu.
Programação de missas
Sábado (8)
Missas no palco:
- 0h – Padre Adriano Chagas – pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres – Paulista
- 2h – Padre Marcelinho
- 4h – Dom Limacêdo – bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife
- 6h – Padre Renato Azevedo – pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição
- 8h – Padre Tiago de Melo – pároco da Igreja do Perpétuo Socorro – Madalena – Recife
- 10h – Padre Damião Silva – pároco da Igreja de Santo Amaro – Jaboatão dos Guararapes
Missas no Santuário:
- 1h – Padre Luis Vieira – superior vice provincial
- 3h – Padre Marcelo Silva – pároco da Igreja de Santa Isabel – Alto Santa Isabel
- 5h – Padre Marisaldo – pároco da Igreja de Santo Antônio – Carpina
- 7h – Padre Airon – diretor do Seminário de Afogados de Ingazeira
- 9h – Padre Jurandir Dias Jr. – pároco da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes – Nova Descoberta
Mais programação:
- 10h – Missa e Louvor – Padre Damião Silva e banda
- 15h – Show – Padre João Carlos
- 15h – Procissão de encerramento, do Forte do Brum até o Morro da Conceição
- 18h – Solene celebração eucarística de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2018, presidida por dom Fernando Saburido – arcebispo metropolitano de Olinda e Recife
Fonte: G1