Apenas nos três primeiros meses do ano foram registrados 26 tentativa de fugas abortadas pelos agentes na Penitenciária Irmão Guido, na BR-316, Na Zona Sul de Teresina. A informação foi repassada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) e confirmada pela secretaria de Justiça do estado (Sejus).
Segundo Kleiton Holanda, vice-presidente do órgão, o último registro ocorreu nesse domingo (2) quando um dos policiais militares de plantão avistou movimentação suspeita de presos e identificou um buraco sendo cavado.
“Isso aconteceu no pavilhão A e a fuga só não aconteceu porque foi percebida com brevidade e os agentes e policiais agiram rapidamente. Quase toda semana é registrada alguma tentativa ou fuga nos presídios do Piauí”, contou especificando ainda que os PM ficam apenas na perte externa das unidades prisionais.
Sobre o grande número de tentativas de fuga, a Sejus afirmou que elas são abortadas nos presídios graças ao trabalho de prevenção realizado pelas equipes de segurança prisional, formadas por agentes penitenciários e policiais militares.
Ainda de acordo com Kleiton Holanda, no ano passado 153 presos que fugiram do sistema prisional do Piauí, sendo que 30% desse total foi da Irmão Guido. “A grande quantidade de tentativas e até mesmo de fuga nesse presídio é justamente devido a superlotação e precariedade na estrutura. A sua capacidade é para 324 e abriga 500 presos. Nos primeiros três meses desse ano já foram 47 presos que fugiram em todo o sistema prisional”, afirmou Holanda.
Com relação a superlotação na unidade prisional, a Sejus afirmou que está realizando uma reforma geral na Irmão guido. A secretaria informou também que tem como meta criar mais 1.200 vagas no sistema prisional piauiense até 2018, com a inauguração de novos presídios e ampliação dos já existentes (confira a íntegra da nota no fim da matéri
Nesse domingo (2) foi registrada mais uma fuga no sistema prisional do Piauí. Dessa vez a ocorrência foi na Penitenciária de Floriano, a 244 km ao Sul de Teresina. Segundo o Sinpoljuspi, um detento que ajudava na cozinha do presídio conseguiu pular o muro e fugiu da unidade prisional.
Nota da Sejus (íntegra)
A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) esclarece que tentativas de fuga são abortadas nos presídios graças ao trabalho de prevenção realizado pelas equipes de segurança prisional, formadas por agentes penitenciários e policiais militares, cumprindo, desse modo, com o papel do Estado em manter custodiados os presos nas unidades.
Acerca da estrutura da Penitenciária Irmão Guido, a Secretaria de Justiça informa que uma reforma geral na unidade já está em curso. Além disso, a meta da Sejus é criar mais 1.200 vagas até 2018, com a inauguração da Casa de Detenção de Campo Maior (160 vagas), até junho deste ano; da Central de Triagem de Teresina (160 vagas), ainda em 2017; a Cadeia Pública de Altos (600 vagas); a ampliação, já em andamento, da Penitenciária de Picos, aumentando de 144 para 214 sua capacidade de lotação; e a construção da Casa de Detenção de Oeiras, que terá 204 vagas e cuja obra já foi autorizada e será iniciada ainda neste ano.
Secretaria de Estado de Justiça do Piauí
g1