Uma agência da Caixa Econômica Federal em Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco, foi alvo de uma explosão na madrugada desta terça-feira (4). De acordo com a Polícia Militar, pelo menos dez homens participaram da ação.
O grupo, segundo a PM, chegou em dois carros na Praça Joaquim Nabuco, no Centro da Cidade, efetuando disparos de armas de fogo. Os criminosos também instalaram explosivos na agência e cerca de dez caixas eletrônicos foram atingidos.
Agência da Caixa Econômica Federal em Carpina, na Zona da Mata, ficou destruída após ação de bandidos — Foto: Polícia Federal/Divulgação
Antes da fuga, os homens trocaram tiros com a PM, mas ninguém ficou ferido. O grupo fugiu pela rodovia estadual que dá acesso ao município de Lagoa de Itaenga, também na Zona da Mata.
Por volta das 5h30 desta terça (4), a PM fez o isolamento da área para aguardar a chegada da Polícia Federal (PF). Pouco antes das 8h, policiais federais seguiram do Recife em direção à agência em Carpina.
Agência da Caixa Econômica Federal foi alvo da ação de criminosos em Carpina, na Zona da Mata — Foto: Reprodução/WhatsApp
Números da violência
De acordo com dados do Sindicato dos Bancários informados nesta terça (4), Pernambuco soma 184 investidas criminosas contra bancos ao longo de 2018. Desse total, 63 foram explosões, 45 foram assaltos, 43 foram arrombamentos e 25 foram estelionatos. Outros seis casos foram referentes a sequestros. Houve, ainda, dois registros de invasões.
O Agreste lidera o número de ocorrências, somando 80 casos ao longo do ano. Em seguida está a Região Metropolitana do Recife, com 39 investidas criminosas. O Sertão e a Zona da Mata têm, respectivamente, 38 e 27 registros de crimes contra banco, segundo o sindicato.
Outros casos
Em maio, caixas eletrônicos do Banco do Brasil no Centro de Pombos, na Zona da Mata, também foram alvo de bandidos, que levaram uma quantia não informada em dinheiro. Segundo a PM informou na época, os assaltantes atiraram com fuzis e pistolas contra uma viatura da corporação.
Na madrugada de 30 de junho deste ano, bandidos explodiram dois caixas eletrônicos na Caixa Econômica Federal em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, distante 77 quilômetros do Recife. De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes aproveitaram a movimentação de pessoas no Centro da cidade, por causa dos festejos de São Pedro, e atiraram várias vezes para o alto.
No dia 21 de junho, bandidos explodiram um caixa eletrônico em Buenos Aires, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 78 quilômetros do Recife. Segundo a Polícia Militar, a ação dos bandidos ocorreu no posto bancário do Bradesco, no Centro da cidade.
Nova Lei
Em junho, entrou em vigor a Lei 16.388, de 19 de junho de 2018, que obriga a instalação de dispositivos que retardem em pelo menos 20 minutos a tentativa de arrombamento com o uso de marretas, cinzéis, pés de cabras ou materiais semelhantes, ou que impeçam a instalação de explosivos em caixas eletrônicos nos bancos de Pernambuco.
Fonte: G1