Em Juazeiro do Norte, 61 escolas de ensino fundamental 1 e 2 enfrentaram nessa semana, juntamente com seus alunos, os desafios da realização das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE 2018).
Os testes tiveram início na terça-feira, 27, com a aplicação para os alunos das turmas do segundo ano. Prosseguiram na quarta-feira, com as turmas do quinto ano e foram encerrados nesta quinta-feira, 29, com as turmas do nono ano.
Os diretores administrativos das escolas consideram que as avaliações neste ano de 2018 aconteceram de dentro de um clima de tranquilidade para alunos e professores. Em algumas escolas, foram registradas a presença de 100% dos alunos durante as provas e, num contexto geral, a frequência dos alunos foi satisfatória.
De acordo com a Secretaria de Educação, a forte presença para os alunos nas avaliações do Spaece se deve a um intenso trabalho de integração realizado com os pais e responsáveis que passaram a compreender a importância de seus papéis na educação dos filhos.
A participação dos pais na vida escolar dos alunos foi intensificada após a criação do programa escola integradora, cujas ações e propostas pedagógicas chegaram, inclusive, para as escolas que ainda não fazem parte do programa de forma oficial.
Avanços
Estavam aptos a participar das avaliações 7.053 alunos. Em 2017, o Município saiu do último lugar no ranking do Spaece após as avaliações de 2016. A meta da Seduc Juazeiro do Norte para esse ano é continuar avançado nos resultados dessas avaliações externas, elevando, assim, a posição do Município entre as escolas cearenses.