A partir desta sexta-feira (2), Pernambuco recebe a 14ª edição do Festival de Circo do Brasil, que reúne atrações nacionais e internacionais para divertir crianças e adultos. Com o tema Toda Fauna & Toda Flora, os espetáculos acontecem no Teatro de Santa Isabel, no Museu do Estado e em parques e praças públicas do Recife.
Caruaru e Tacaimbó, no Agreste, também recebem atividades durante a programação. Há atrações gratuitas e pagas, com ingressos a partir de R$ 10.
Além das apresentações de humor, o evento também traz números de teatro, dança e música do Brasil e de países como França, Estados Unidos e Argentina. A inspiração para o tema do evento, no entanto, vem da companhia inglesa Circus Fauna, um dos destaques do festival em Pernambuco. A programação completa pode ser conferida no site do Festival.
Palhaça Rubra é uma da atrações do Fesival de Circo — Foto: Neto Kott/Divulgação
Entre as apresentações nacionais está a Palhaça Rubra, de São Paulo, responsável pela abertura oficial do evento. O grupo Cultural Pé de Cerrado, do Distrito Federal, é uma das novidades do festival, trazendo ao Recife um espetáculo que mescla humor e canções regionais. Companhias pernambucanas e cearenses também integram a programação.
Além dos espetáculos, o festival também traz exibições de filmes documentais como “Jonas e o Circo sem Lona e “Pagliacci”, na Fundação Joaquim Nabuco. O Museu do Estado, por sua vez, recebe a exposição fotográfica OARUAURA, em cartaz no sábado (3) e no domingo (4).
As oficinas também fazem parte da programação do festival, sendo uma delas sobre tecidos e tecnologia para performances aéreas, ministrada pelo acrobata pernambucano Rhayan Gomes. O professor universitário Avner Eisenberg, dos EUA, também repassa técnicas para artistas brasileiros. No Agreste, oficinas circenses acontecem em Caruaru e Tacaimbó.
Serviço
Festival de Circo do Brasil
De sexta (2) a 11 de novembro
Teatro de Santa Isabel – Praça da República, Santo Antônio, Recife
Teatro Apolo – Rua do Apolo, 121, Recife
Museu do Estado – Av. Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife
Compaz Eduardo Campos – Av. Aníbal Benévolo, Linha do Tiro, Recife
Fundação Joaquim Nabuco – Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Recife
Parque da Macaxeira – Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, Macaxeira, Recife
Horários e programação no site do festival
Fonte: G1