Policiais militares da Companhia Independente do Meio Ambiente (Cipoma) apreenderam 109 guaiamuns comercializados de forma irregular em Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife. Segundo a PM, os animais silvestres têm carapaças que medem menos de sete centímetros, tamanho inferior ao que é permitido pela legislação.
Os guaiamuns foram enrolados em folhas e amarrados com cordas a pedaços de madeira. Eles estavam sendo vendidos às margens da rodovia PE-27, no quilômetro 7.
A operação da Cipoma ocorreu na sexta-feira (12), quando a equipe da companhia realizava rondas na área da Estrada de Aldeia. Ainda segundo a PM, o responsável pela comercialização dos animais não foi localizado.
Os guaiamuns foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Tangará), da Companhia Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH).
Espécie ameaçada
O guaiamum está na lista de espécies ameaçadas de extinçãoelaborada pelo Ministério do Meio Ambiente. No ano passado, o governo federal anunciou a proibição da captura e comercialização desse animal, usado na culinária nordestina. O portaria está em vigor desde o fim do primeiro semestre deste ano.
Fonte: G1