Justiça decreta prisão preventiva de ciclista que assaltou turistas no Recife

A Justiça de Pernambuco decretou, nesta sexta-feira (5), a prisão preventiva de Alisson Guilherme Carvalho do Nascimento, de 21 anos, que assaltou duas turistas de Brasília na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A prisão ocorreu pelo crime de tráfico de drogas, já que a polícia encontrou entorpecentes na casa dele, segundo o delegado Erivaldo Guerra. (Veja vídeo acima)

Imagens de câmeras de segurança enviadas à TV Globo mostram o momento em que o homem aborda as duas jovens. Segundo uma das vítimas, o material roubado equivale a R$ 20 mil.

Drogas e simulacro de arma de fogo foram encontrados na casa do homem que assaltou turistas no Recife — Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoDrogas e simulacro de arma de fogo foram encontrados na casa do homem que assaltou turistas no Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Drogas e simulacro de arma de fogo foram encontrados na casa do homem que assaltou turistas no Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação

De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o homem passou por audiência de custódia durante a manhã e, posteriormente, foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o delegado, a prisão de Alisson Guilherme aconteceu na quarta-feira (4), dia em que as imagens do crime foram divulgadas.

“A gente recebeu a notícia de que esse rapaz estaria, na manhã da quarta-feira (4), atrás da Igreja de Afogados, com a bicicleta utilizada no roubo. Fomos até lá, encontramos ele. Ele não confessou, mas mandamos a foto dele junto com mais cinco fotos para as vítimas, em Brasília, e elas prontamente o reconheceram. Disseram que não tinham dúvidas de que tinha sido ele”, afirmou.

Pé de maconha foi achado em casa homem que assaltou turistas no Recife — Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoPé de maconha foi achado em casa homem que assaltou turistas no Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Pé de maconha foi achado em casa homem que assaltou turistas no Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Ainda segundo o delegado, o homem estava sem documento no momento da abordagem e a autuação por tráfico de drogas ocorreu posteriormente.

“Pedimos para ir na casa dele buscar o documento. Lá, encontramos uma plantação de maconha em um balde, cerca de 40 ‘big bigs’ da mesma droga e um simulacro de arma de fogo, que ele certamente utilizava para praticar os assaltos. Levamos ele para a delegacia e o autuamos pelo tráfico ilícito de entorpecentes, porque o roubo, até então, não tinha mais flagrante, já que tinha ocorrido há quatro dias”, disse Erivaldo Guerra.

Turistas são assaltadas na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife

Turistas são assaltadas na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife

Entenda o caso

As mulheres assaltadas são analistas de sistema e estavam a trabalho no Recife. Uma tem 40 anos; e a outra, 50 anos. Segundo o delegado, o homem fingiu que estava armado para cometer o crime. (Veja vídeo acima)

Por volta das 23h15 de segunda-feira (1º), as mulheres voltavam para o hotel, localizado na orla, depois de jantar em um restaurante que fica na beira-mar. As vítimas caminhavam pela calçada, nas proximidades do número 940 da Avenida Boa Viagem.

No vídeo, é possível observar que o assaltante passa de bicicleta e percebe a presença das mulheres. Ele dá a volta e aborda as turistas, levando os objetos. Depois, foge em direção à Rua Tomé Gibson.

As turistas prestaram depoimento na Delegacia de Boa Viagem e voltaram para Brasília. Na tarde da quinta-feira (4), o assaltante foi preso no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife.

Roubos no estado

Em agosto deste ano, Pernambuco registrou 7.222 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), o número representa uma média diária de 232,9 casos como roubo de carros, celulares e assaltos a pessoas.

No acumulado de 2018, foram registradas 65.326 ocorrências de CVPs. Isso significa uma redução de 23,5%, se forem levados em conta os 85.428 registros feitos entre janeiro e agosto de 2017. As estatísticas de setembro serão divulgadas em outubro.

Fonte: G1